quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sou uma rapariga cheia de sorte!

Recebi esta semana uma edição de 1973 da colecção Mulher - Método prático de corte e confecção. São cinco volumes, em excelente estado de conservação e com a ilustração e explicação detalhada das melhores técnicas de corte e costura e a exposição de alguns assuntos na então chamada formação feminina.


Estou a deliciar-me página a página, com o rigor dos desenhos, os pormenores das explicações e os curiosos ensinamentos das senhoras de outra geração.


Como esta edição é mais velha do que eu, dessa época só conheço o que os meus pais me contam, no contexto em que foram sucedendo.



Estes livros vieram-se juntar a uma outra colectânea do mesmo estilo, esta intitulada Portugal Feminino, com edições desde o ano de 1931 a 1937.


Ambas as colecções foram-me oferecidas pelo meu pai que, depois de nos ter transmitido de forma tão intensa o gosto pelos livros, agora alimenta-nos o vício.
E é de rir vê-lo a procurar em todos os alfarrabistas que conhece, todas as exposições que visita e em tudo o que é feiras de livros que aparecem, os livros bem ao gosto aqui da menina!!!
Estou mesmo a ouvi-lo a perguntar:


- Ó amigo, não tem por aí nada de bordados, rendas e essas coisas de costura?!!

E é sempre o meu pai que faz os melhores achados e de gosto requintado!
Há uns tempos, numa venda de livros na Fundação Calouste Gulbenkian, comprou para me oferecer a Arte na Pérsia Islâmica da Colecção Calouste Gulbenkian, de 1985.


Foi assim que trouxe esta nova/antiga colecção, depois de me ter dito que a viu na montra de uma livraria da baixa do Porto e que era capaz de me interessar... Interessou, interessou e muito!

3 comentários:

Mónica disse...

Cheia de sorte, mesmo! São umas preciosidades.

APO (Bem-Trapilho) disse...

Que maravilha os teus livros novos e os menos novos também! Que bom ter um papá que te conhece tão bem! :-)
Também adorei os aviões do J., muito cheios de pormenores. Muito salutar o exercício/brincadeira.
Obrigada também pelos parabéns à M.
bjinhos

Celina disse...

Olá Isabel! Andava no olx a ver livros de costura e encontrei à venda os do Método prático de corte e confecção, pus-me a pesquisar um pouco e vim aqui parar! :) Que giros! Estou muito tentada a adquiri-los, nem vale a pena perguntar se valem a pena porque já percebi que sim... Têm modelos giros da época, aposto. Os moldes são fáceis de transpor para formato real? Tem alguma espécie de escala ou medidas de indicação? Beijinhos