domingo, 7 de fevereiro de 2010

manta zig zag



A manta ficou pronta há uns tempos e já é a mais requisitada do sofá. Enrola-se nos pequenos e tapa os pés do grande. A mim, que sou pouco maior que os pequenos e um pedaço menor que o grande, fica-me muito bem.


Comecei a fazê-la ainda na Primavera, e foi crescendo ao ritmo da novela, sem olhar, sem contagens nem esquemas, sempre a crescer. Enquanto isso, cobria-me as pernas e aquecia-me os curtos serões.

Para quem quiser aproveitar o resto do Inverno, deixo aqui as instruções que segui:

agulha de crochet n.º 4

23 novelos de lã Bravo:


1ª carreira: Montar 216 malhas de cordão, mais 3 malhas para criar o primeiro ponto alto. Fazer 1 ponto alto no 4º elo do cordão a contar da agulha, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos elos do cordão, 2 pontos altos juntos nos próximos dois elos do cordão (repetir 1 vez)=diminuição de 2 pontos, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos elos do cordão, 2 pontos altos no próximo elo do cordão (repetir 1 vez)=aumento de 2 pontos. Repetir esta sequência, terminando com 2 pontos altos no último elo do cordão. Virar.
2ª carreira: montar 3 pontos de cordão (representa um ponto alto), 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos ponto, inserindo a agulha apenas na alça de trás do ponto, 2 pontos altos juntos nos próximos dois pontos (repetir 1 vez)=diminuição de 2 pontos, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos pontos, 2 pontos altos no próximo ponto (repetir 1 vez)=aumento de 2 pontos. Repetir esta sequência, terminando com 2 pontos altos no último ponto da carreira anterior.


Sequência de cores:
4 carreiras branco
1 carreira cinzento
2 carreiras azul
3 carreiras verde
4 carreiras castanho


Repetir a sequência o n.º de vezes necessárias até atingir o tamanho desejado, terminando com 4 carreiras de branco.



Antes de acabar, é preciso rematar todas as pontas que ficaram penduradas dos lados, na mudança de cores. São mais 2 serões e acabou-se.
Medida final : 1,30 m x 2 m



6 comentários:

A mãe que capotou disse...

Quando eu for grande hei-de fazer uma manta assim, mas primeiro ainda vai ter que me nascer o dente do ciso ... tenho tempo.
Parabéns !

Virgínia disse...

está linda, isabel! e é bom ler-te outra vez :)

Borboleta Serrana disse...

Para o próximo Inverno estou tentada a experimentar fazer uma manta, não precisa de tanta atenção como os bordados e aquece-nos os serões!
Boa semana:)

Eva Lima disse...

Ficou linda.
Parabéns

Vermelho morango disse...

Está lindíssima! Adorei, talvez me aventure depois de acabar um cachecol que comecei há mais de um mês. :)

Tereclopes disse...

Ficou muito linda, ando a fazer uma já há muito tempo, só que é às rosetas, vamos ver quando é acabada, lá chegarei...
beijinhos