terça-feira, 21 de abril de 2009

Era uma vez...

Era uma vez
um gato maltês
que tocava piano
e falava francês.

Queres que te conte outra vez?


Nas noites de leitura do G., temos desfolhado livros de lengalengas e de quadras populares da tradição portuguesa. Rimo-nos muito, a ler e a cantarolar melodias improvisadas que se soltam para cada história.
Ontem ensinei-lhe aqueles versos, do gato maltês, que ele delirou e repete vezes sem conta.
Mas esta quadra ainda me dá voltas às lembranças de outros anos, em que eu pedia à minha mãe para me contar uma história e ela seguia a correr com o "Era uma vez, um gato maltês..."

- Não é essa - dizia eu - é das outras, das compridas...!

1 comentário:

Ana Meireles Lopes disse...

Isabel. A tua história fez-me relembrar outra da minha infância e que a minha mãe me fazia.
"Queres que te conte o conto do homem das calças vermelhas?"
e eu respondia "Sim" e a minha mãe respondia e repetia " não é "sim" é se queres que te conte o conto do homem das calças vermelhas? e eu tentava responder de outra forma a ver se era a forma correta" quero". E a minha mãe voltava a dizer "não é quero" é se ....
Jogos de palavras, frases, trabalhavamos os fonemas, as sílabas de uma forma muito lúdica, a memorização, a articulação das palavtras, faziamos sequências...
saudavel.Bons velhos tempos...