terça-feira, 13 de março de 2012

crescer




À medida que os meninos crescem, sinto que é cada vez mais difícil ser assertiva na sua educação.
Quando iam para o quarto pensar uns minutinhos, era bem mais fácil, para eles e para nós. Já se diz que o tempo é o melhor remédio e nestas ocasiões é melhor que qualquer ralhete ou uma surra bem aviada.
O tempo arrefece e refreia os ânimos e os estragos acabam por ser menores. Os problemas mingam e a consciência surge para distinguir o certo do errado.
Mas agora cresceram e mandá-los para o quarto "pensar" é coisa do passado. O isolamento, se alivia a tensão inicial, rapidamente se transforma em afastamento e alimenta o motivo que gerou o conflito. 
Se insistir, ainda me pedem que encoste a porta e ligue o rádio na RFM.
Mesmo com tão pequena diferença de idades, noto que o mais novo tem crescido com uma energia tal que toma vida própria do alto dos seus 8 anos. Cada contrariedade é um conflito aberto e cada repreensão uma batalha titânica. Quando me salta a tampa (e salta-me tantas vezes a tampa), ainda o aviso que está a perder a noção do perigo…
- Que perigo?-pergunta ele.
- O perigo de levares uma surra!
Mas é tempo perdido e energia desperdiçada, porque os irmãos não se educam pela mesma cartilha e o que era suficientemente persuasivo para uns, não roça os calcanhares do receio para outros.
Também o que se poderia esperar dos filhos quando os educamos para pensar e questionar, quando desenvolvemos o seu espírito crítico e os impedimos de aceitar um “porque sim”?! Há que ser criativo, sem deixar de ser determinado e o mais possível assertivo.
Com o G. tenho aprendido muito nesta nova abordagem da educação e da disciplina e esgoto todas as formas de disciplinar que a imaginação me permite.
Para já, vai funcionado e acabamos de sair gloriosamente de uma semana de castigo. Castigo não, “período de avaliação”, como lhe chamamos. Apesar da dificuldade em cumprir e das limitações que lhe foram impostas, ele mostrou ter percebido que tinha ultrapassado os limites e acatou pacientemente o decurso do tempo. É claro que tentou negociar e encurtar o tempo que ainda lhe restava sem direito a televisão, mas não desobedeceu nunca. É uma grande vitória!
Sobretudo, ganhamos tempo de qualidade, com jogos e histórias lidas a dois ao serão, passeios de bicicleta e jogos matraquilhos, onde me deu uma abada monumental. Faz-me pensar que, agora, sou eu que preciso de um “período de avaliação” e concluir que a televisão tem vindo a ser uma baby-sitter de péssima qualidade, enquanto me ocupo nos afazeres do fim de tarde.
No fim da semana, felizes com a forma que encontramos para resolver o problema, abraçamo-nos longamente.
- Parabéns filho, esta semana cresceste imenso!
- Pois foi, cresci no pensamento!

5 comentários:

Rosário disse...

querida Isabel
por aqui estamos na mesma!
todos a crescer; eles e nós ;)
os periodos de reflexão como lhes chamas, também existem cá em casa e nunca me deixam de surpreender. é preciso a mais velha estar sem tv e pc para brincar com os irmãos e vir ter connosco. todos crescemos nessas alturas.
beijinhos

APO (Bem-Trapilho) disse...

eu tenho uma de 9 anos em mto semelhante ao seu de 8, pelo que percebi por este post. realmente isto de educar para que eles saibam pensar e avaliar por si, dá um trabalhão. só espero que o futuro deles o compense. de qualquer forma, por vezes o porque sim ou o porque sou eu que mando tem mesmo que ser utilizado, porque eles têm a ideia de que podem sempre argumentar infinitamente (mesmo qdo já deixaram de fazer lógica há muito) e insistem em querer levar a deles avante.

Carla Morais disse...

Mas essa resposta dele vale ouro! Cresceu mesmo, sem dúvida! Beijinhos!

Anónimo disse...

Boa tarde Isabel,
A vida é feita por etapas, esta é mais uma.
Muita vezes me questionei sobre a minha forma de agir com os meus filhos, era exigente e o que se lhes afigura eram facilidades, tive grandes disputas, algumas lágrimas, muitas vezes fiquei com o coração apertado, porque " as mães dos meus colegas não são assim " e eu era e continuei a ser. Umas vezes terei sido justa em outras nem tanto. No entanto e ao fim destes 16 anos não me parece que o resultado seja negativo. Não existem receitas nem livros de instruções.
Haja conforme o seu coração lhe indicar vai ver que vai ser bem sucedida.
Bjs
Maria da Graça

aclopes disse...

Vêm todos do mesmo sítio e saem tão diferentes... os meus três foram assim, cada um tinha que ser lidado a seu modo,a mais velha era doce e obediente, não fazia "fitas". Chegou o do meio era uma pestinha, meu Deus onde arranjámos paciência para lidar com aquele miúdo,foi obra. A caçula sempre foi doce, obediente mas muito refilona e faladora até nós não a podermos ouvir, às vezes dizia-lhe: por favor Marta joga um bocadinho ao silêncio está bem??? mas tudo correu bem com o decorrer do tempo, e,posso-me gabar graças a Deus de ter feito um trabalho com algum mérito pois tenho os melhores filhos do mundo, dois já trintões e a caçula faz dia 20, 21 anos. Com as minhas netas a história está a repetir-se são as duas de fibra, teimosas,refilonas mas com o tempo e com paciência e com saltar de tampa muitas vezes vamos lá... o amor tem que vencer. Obrigada pela tuas partilhas de vida Isabel , como sempre gostei muito de ter notícias vossas. Beijinhos a todos.