segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Academia Anchor



Há uns anos atrás inscrevi-me na recém criada Academia Anchor, na Coats & Clark, aqui em Gaia, para aprender a bordar. 

Com a minha mãe aprendi a costura, o tricot e o crochet. Chegaram as crianças e tive vontade de explorar o ponto de cruz, mas faltava-me o bordado "sem esquadria" que tanto me fascinava nos lenços dos namorados.

Aprendi aí a bordar e a experimentar as belíssimas criações que um fio pode fazer num simples tecido.
Em bordado livre ou em ponto aberto, eram inúmeras as escolhas e as experiências partilhadas.

Nesta altura surgiu o convite para estar do outro lado da mesa e dividir com a Bia este gosto pelos fios e pelos tecidos. Com ela ficaram os bordados, as bainhas e os crivos "impossíveis" de imaginar. Comigo estava o tricot, o crochet e o patchwork. Ao longo de 3 anos partilhamos projetos, desenvolvemos técnicas, fizemos o enxoval dos bebés que nasciam neste grupo de avós, mães e filhas. Não havia programa estabelecido, projetos definidos nem níveis de aperfeiçoamento. Aprendiam-se novas técnicas, materializavam-se alguns desejos e a criação saia ao sabor do momento.

No entanto, no ano passado interrompi este trabalho por necessitar de uma pausa numa fase mais agitada da minha vida pessoal e profissional. 
Propus-me fazer atividades ocasionais (workshops) em áreas diversas e ideias não faltaram, mas este veio a ser um programa permanentemente adiado por mim, que acabei por me conceder um ano sabático.

Este ano decidi voltar à Academia, retomando o tipo de trabalho que tínhamos, ao sabor da vontade, da necessidade e dos gostos de cada uma. Entretanto, as agulhas não pararam e os tecidos tomaram novas formas e por isso, volto com ideias novas e projetos a vários "andamentos".

Se tiverem vontade de retomar as agulhas e os tecidos, a partir do próximo mês de  Novembro estarei com a Bia na Academia, aos sábados, no horário habitual, e levo comigo o tricot, o crochet e o patchwork para partilhar convosco.

6 comentários:

Virgínia disse...

Fico contente e à espera de uma academia assim mais cá para sul :)
Um beijinho*

Anónimo disse...

Será que finalmente vou ter oportunidade de aprender a fazer patchwork com uma "expert" na matéria? Uma boa notícia num dia tão cinzento.

Beijinhos,

Isabel Santos

Rosamar disse...

Belissimos trabalhos que executa.
Veja o nosso blog também temos lá trabalho interessantes.
ideiassemfim.blogspot.com

Natália disse...

É optimo ter um espaço para partilhar. Se vivesse aí perto iria, de certeza. Nada sei de patchwork. Frequento 1 aula semanal de costura e tenho restos e mais restos.
Adoro os seus textos, a sua forma de estar, a sua sensibilidade e os seus trabalhos.
Retomei após quase 40 anos os bordados e tive que treinar a mão no cheio, recorte e treinar o grilhão. O matiz e o ajour são dos meus preferidos. Não faço ponto de cruz, porque "contas" faço eu todo o dia.
O seu texto traz-me recordações, por exemplo a obrigação das aulas de bordados nas férias do colégio por volta dos 12 anos. E a negociação aos 14, de modo que passei a ir de manhã para ir à praia à tarde.
Obrigada, Isabel pela partilha e pelo que nos transmite. Dá força.

Luísa Silva disse...

Ainda bem que pudeste tomar a decisão de voltar. O maior sucesso para ti e para a Academia.

Anónimo disse...

olá Isabel

Continuo sem perceber como tem tempo para isso tudo. Um dia gostava muito que me explicasse. Desejo que o sucesso da Academia continue.

Bjs

Maria da graça