quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vizinhos

Os vizinhos são os amigos de fim de tarde, de fim de semana e das férias do Verão.

Em tempo de aulas, se não há testes ou deveres para o dia seguinte, correm todos lá para fora ao encontro dos vizinhos. Eles estão sempre por lá, pela rua ou no ringue

É verdade, a nossa rua tem um ringue, meio esquecido, meio maltratado, mas que ganha vida quando os vizinhos se juntam por lá a brincar. E aí, a imaginação é o limite. Jogam à bola, andam de bicicleta ou de patins e saltam de skate, em acrobacias impróprias para espetadores mais sensíveis. Têm quase todos idades diferentes, mas encontram sempre interesses comuns quando se fala de brincadeira. Até a pequenina Leonor de 2 aninhos, se quer juntar aos vizinhos mal ouve as gargalhadas que vêm de lá de fora ao fim da tarde. 

Por lá os vizinhos, são os "vizinhos do ringue" e se falha algum do grupo, batem-lhe à porta a chamá-lo, não vá ter-se esquecido.

Agora nas férias, quando o calor aperta e a tarde ainda é longa, dão uns mergulhos na água, a fingir que a nossa rua é um resort e continuam a brincadeira na nossa casa.

Dos vizinhos ninguém se cansa, com os vizinhos ninguém se zanga, são uma espécie de irmãos de rua, numa amizade descomprometida e descomplicada.

Lancham ou jantam de vez em quando em casa uns dos outros, e o recado dá-se à janela, de lá, onde a mãe nos ouve. E comida, não há como a da vizinha!

Os meus vizinhos eram os amigos do "souto", o parque de austrálias bem no centro do Curro, para onde corria toda a criançada do lugar. As mães chamavam para o jantar do alto da rua, porque sabiam que estávamos todos lá. Uns chegavam com os joelhos esfolados  outros a choramingar por um arrufo mais resolvido (esta era eu!). Mas no dia seguinte, estávamos lá todos outra vez.

Cá para mim, os vizinhos deviam ser elevados a património histórico mundial!

2 comentários:

O Cantinho do Patch disse...

Olá Isabel. Que belas linhas que escreveu.Faz-me lembrar alguém que dizia que os amigos/vizinhos são a familia que a gente escolhe.bjs
Conceição

Tereclopes disse...

Sem dúvida Isabel, que bom os teus filhos ainda terem um sítio onde possam fazer isso, que bom mesmo.
Palavras sempre lindas e doces as tuas, continuo a perguntar-te já pensaste em escrever a sério? todos nós ganharíamos com isso.