domingo, 1 de maio de 2011

da mãe

Volvidos 5 anos desde que aqui cheguei, é novamente dia da mãe!
Ao contrário do que aconteceu há 5 anos atrás, não tenho os meus "pintos" debaixo da minha "asa", que voaram para outros lados, em parelha com os amigos. Ficou connosco a Leonor que nos oferece a música de fundo deste fim de semana enquanto estuda piano para o concurso. Uma delícia para os ouvidos!
Os presentes, os abraços e os beijos foram ontem, em festejo vespertino entre mães, a deles e a minha.

Da minha mãe, recebi há algum tempo o melhor presente de filha, uma colcha de renda, feita em rosetas, ao longo de 30 anos, seguramente.

Depois de terminar a colcha da cama dela, às vésperas do seu casamento, com 420 rosetas e ziliões de "rabinhos de porco" na franja, a minha mãe sempre teve vontade de fazer uma colcha de renda para a cama de cada um dos filhos. Louvo-lhe a coragem!

As rosetas andavam sempre na bolsa, de rua e de viagem (quando ainda se podia embarcar com agulhas de crochet) e iam-se completando uma a uma, em contagem decrescente para um número que também ascendia às centenas.


Planeada para a cama de solteiro do meu irmão, rapidamente o rapaz cresceu mais depressa que a colcha, e saiu de casa sem a levar. 

Sem concorrentes à vista, pedi para mim esta magnifica colcha, e guardar com ela todas as memórias da minha mãe a dar a volta ao fio e ao quadrado, um após outro,  ano após ano, em tantos momentos e em tantos lugares do mundo.

Muda-se a cama, aumentam-se as rosetas, prolonga-se o tempo e ficou planeada para o dia do meu casamento.


O tempo voltou a andar mais rápido e foi a colcha de núpcias da minha mãe que fez as núpcias do meu casamento. Que grande honra!


Mas esta continuou nas bolsas e depois nas caixas e contadas as peças (550) ,escolhemos a renda para as juntar. E assim ficou pronta e se tornou um autêntico tesouro de família!


Está na nossa cama desde que o sol decidiu vir para ficar, fazendo do nosso quarto um lugar ainda mais luminoso!


7 comentários:

Natália disse...

Parabéns, Isabel. Para a sua mãe, por ser mãe que é, que se reflecte em si. Para si, pelos mesmos motivos. Para os seus filhos, que tem estas duas mães a guardá-los.E já agora pela colcha, lindissíma no seu todo e em cada ponto de "amor".

meri disse...

:)
Também tenho uma começada há tantos anos!!!

Um bom fim de domingo!

Carla disse...

Parabéns Isabel

Estes são realmente dos melhores tesouros que as nossas mães nos pode dar...

Beijinhos
Cala

Tereclopes disse...

Que linda Isabel! e feita pela mãe o valor é outro...
Beijinhos às duas.

Anónimo disse...

Isabel,

Confesso que estou roida de inveja.
Bjs à Mãe.

Maria da Graça Cardoso

Anónimo disse...

Oi trata-se a 3ª vez que encontrei a tua página e adorei imenso!Espectacular Projecto!
Cumps

flores umbelina disse...

Um que colcha linda, e feita pela nossa mãe mais valor tem. Eu tenho uma feita pela minha sogra, que também é muito linda, e 2 toalhas de mesa. Digo,é preciso muita coragem para o fazer. Beijos grandes e continuo a visitar o seu blog que medá muito prazer.