segunda-feira, 31 de outubro de 2011

oleado


Lá em casa a mesa está sempre posta! Para o pequeno almoço, o lanche da tarde e o jantar. Não há lugares fixos, porque a mesa é oval para caber sempre mais alguém. 

Nem sempre nos sentamos todos ao mesmo tempo, às vezes são 3, outras somos 4 e nos dias bons estamos os 5 à mesa do jantar.

Quando é preciso, também se podem acabar lá os trabalhos de casa ou pintam-se os desenhos "à larga", a aproveitar a luz que chega de fora.

Com tanto tráfego, a toalha da mesa era rapidamente trocada, congestionando irremediavelmente a linha de lavagem da roupa.

Mas este ano resolvemos o problema com esta toalha nova!



Com este tecido de algodão oleado da loja, juntei o útil ao agradável.
No design irrepreensível da Amy Butler, o tecido apresenta uma luminosidade única que regala a vista.


Cortei o tecido à medida (2,30 cm de comprimento) e apliquei um debrum em tecido de algodão a combinar com as cores da estampa. Escolhi o Cactus da Konna cotton e cortei tiras com cerca de 3,5 cm de largura. Uni-as umas às outras pelas pontas e apliquei a toda a volta do tecido, com a mesma técnica do binding dos quilts, mas pela ordem inversa: cosi a tira pelo avesso do tecido, fazendo os cantos em esquadria e virei para o direito. Deste lado, fiz uma bainha ao redor da toalha, com a mesma largura da beira do avesso, segurei com alfinetes e pespontei com linha de algodão da mesma cor.

A mesa da cozinha está agora à espera duma toalha nova, desta vez com este tecido, que foi o preferido do Gonçalo.

Para quem se atormenta com as memórias das toalhas de plástico da nossa infância, eu asseguro que esta não arrepia os pelos dos braços nem arranha as pernas.











1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonitos os tecidos. Uma ideia brilhante!