sexta-feira, 30 de maio de 2008

menina menina

Pela Páscoa, a L. recebeu da madrinha uma bolsa cheia de anéis e pulseiras e brincos...e uma série de coisas que ela não sabia sequer para que serviam.


Já no seu "traje de noite", que é como quem diz, de pijama vestido depois de banhinho tomado, resolveu usar todo aquele arsenal feminino e passear-se pela casa a agitar os braços e o pescoço, só pelo gozo de ouvir o tilintar das contas.


Parecia que queria entender porque é que as meninas acham tanta piada àqueles enfeites todos, se é pela cor, pelo brilho ou simplesmente pelo prazer de ouvir aquilo tudo a mexer.
Uma mãe vaidosa não lhe basta, que bem se esforça por enfeitá-la moderadamente e contagiar-lhe o gosto pelos fios e os trapos.


Ainda consegui registar o momento, antes de ela se despir da indumentária e voltar às brincadeiras com os irmãos.


Hoje, que até foi de saia para escola, disse-me pelo caminho:


- Ó mãe, podias ter mais uma menina!!! Era tão bom! Assim ela podia ir brincar comigo para a casinha quando tu tens coisas para fazer! Vá lá mãe, pensa nisso, podia ser, não podia?!

Estes desabafos, de uma fêmea entre machos, que se vê "à rasca" para ser menina, põe-me as hormonas aos saltos!



Vou me sentar ali a um canto a ver se passa...

quarta-feira, 28 de maio de 2008

entre dias

Feito ao serão, para uma noiva de Maio,





enquanto o medallion vai progredindo...


domingo, 25 de maio de 2008

Relíquias




Não sou muito dada a antiguidades, mas vivo no meio delas sem me dar conta disso.

Em pequena servi muitos carrinhos de linhas às freguesas sem prestar atenção à beleza das gavetas que as guardavam. Passados uns anos e com a mercearia do meu avô já fechada, fui encontrar este mesmo armário, cheia de linhas e cores.


Pedi a um amigo que o limpasse e lhe desse o traço original, o que ele fez e muito bem.

No meio da conversa, apercebeu-se que eu me encanto com estas coisas dos fios e dos bordados e ofereceu-me as relíquias que não lhe interessam dos recheios (de casas) que encontra.


Cada tolo com a sua mania e esta é a minha!









sexta-feira, 23 de maio de 2008

meias

Uma foi para aprender...




Duas são para brincar...



quarta-feira, 21 de maio de 2008

brinquedos



É meu, é meu!


Tu deste-me!


Não tu é que mo tiraste!


Este é só meu, mesmo meu!



É esta a conversa sempre que andam brinquedos à mistura.


Um sótão cheio de jogos, legos, carros, pistas, playmobil (muito), bonecas (poucas), animais e uma mercearia. Um quarto de estudo com uma montanha de livros, lápis, marcadores, ceras, plasticina, tintas, carimbos e sei lá mais o quê.

Enfim, um exagero para 3 crianças que se "esfolam" por um "tazo" (dos fortes, como dizem eles, para justificar as agressões).

Nas férias do Verão, hibernamos lá dentro por um dia e conseguimos encher 3/4 sacos de brinquedos partidos, peças perdidas ou folhas rasgadas. Outros tantos saem para partilhar com outros meninos, em bom estado de conservação, mas há muito esquecidos com as novidades do Natal e dos aniversários.


O G. é quem recebe menos brinquedos novos, porque já nasceu dentro de uma casa bem abonada e por trocar uma bola por 10 carros...

No entanto, há dias trouxe da loja um jogo de magia oferecido pelos avós.

- Mas é meu, só meu, não é?! Eu deixo os manos brincarem, mas é mesmo meu, não é, avó?


Quando se é o n.º 3 de 3, a propriedade é mais valorizada do que a posse.


O que é mais engraçado, é que aquilo que os cativa são sobretudo os primeiros brinquedos que receberam, quando eram pouco mais crescidos que os bebés, como aquele carro/andarilho de bombeiros do Mickey em que o G. está sentado...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mom song

Eu não diria melhor!
Entendessem eles inglês e eu passava logo ao modo reprodução...
(rs,rs, não consegui adicionar o vídeo)
(vindo daqui)

quinta-feira, 15 de maio de 2008

ao piano



Um final de tarde a ouvir músicas dos filmes da Disney.


Violino, violoncelo, contrabaixo, trompete, canto e a L. ao piano, com adereços a condizer.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

É a força da águia!

Ao jantar, a L. diz ao pai:
- Tu fazias um bom par era com a minha professora...ela também é do Benfica!!!
Com filhas assim, quem é que precisa de enteadas?! Está visto que a "piasca" tinha que ser do Porto...
E antes que chovam as "bocas", escreve uma ignorante adepta da selecção nacional, que vive numa casa de Portistas e um Benfiquista; que não conhece as datas dos jogos e muito menos as horas, nem as cores dos equipamentos; que é incapaz de pronunciar o nome dos jogadores (se calhar nem eles próprios); que no fim do jogo pergunta quem perdeu; que troca taças por campeonatos, sejam nacionais ou europeus.
E que até há pouco tempo não estava certa do número de jogadores em campo, quando ouvia um comentário feminino inflamado queixando-se de um jogo roubado por serem 12 contra 11. Mas afinal quantos jogadores tem cada equipa??? (quase me bateram!)
Enfim, eu sou uma vergonha futebolística!

terça-feira, 13 de maio de 2008

invasão


Uma das pequenas cabeças foi ontem invadida por microscópicas criaturas, saltitonas e comichosas a que se costumam chamar piolhos!!!

Já me espantava que até agora nenhum deles tivesse trazido alguns desses "amiguinhos" para casa (mas não me queixei!!!).

Começava até a pensar que os meus filhos se estavam a armar em queques e desdenhassem dessa irritante bicharada, não fossem eles lhes saltarem para o couro.

Quando vi as borbulhas na nuca, ainda imaginei que se tratasse de uma alergia ou uma irritação cutânea com algum nome muito chique, que fosse lavada com uma loção muito cara, e tratada com um creme ainda mais caro...Mas não, ao telefone o Pediatra, em face da sumária descrição, rematou com um diagnóstico piolhoso que me fez ligar directamente à terra.

Mas pronto, já está! Depois da varicela, também já posso assegurar que um dos meus filhos já teve (e se calhar ainda tem) piolhos, da melhor raça e catadura, aconchegados numa farta cabeleira.

E por falar em catadura, aí é que eu me vi grega: de catada passei a catadora.

Nunca vi fazer a desinfestação porque quando era em mim o ângulo de visão não era dos melhores! E quando o crivo passava pelas cabeças dos meus irmãos, eu punha-me a milhas, com náuseas do "saudoso" quitoso.


Mas agora não, agora que venham eles, piolhos ou lêndeas, aos pares ou em grupo, que não há espécime que escape à alta tecnologia do pente metálico e do pente fino com lupa.
Pobre da minha mãe, cujos olhos não foram poupados com tanta piolhada que catou em casa e na escola !!!
Ainda me faltam duas cabeças...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Avó radical!


A avó joga à bola, ao 4 em linha, segura a bicicleta e empurra o baloiço.


Também já experimentou o skate, para fazer deslizar as rodas que teimavam em prender, mas acabou o dia de Natal com um braço partido.


A avó está em todas, e com todos, sempre que pode. E ela pode muitas vezes, porque quer muito viver assim...


Ontem jogou basquetebol, marcou um cesto e foi agraciada com um elogio da L.:



- Muito bem, avó! Podes ser velhinha, mas tens jeito!!!


Quem me dera ser assim quando for velhinha...:D

sábado, 10 de maio de 2008

livros

Depois de "jazer" esquecido durante meses na prateleira, saboreei-o da primeira à última página em menos de uma semana e recomendo-o vivamente.


Redescobri, há uns "livros" atrás, o enorme prazer da leitura.


Interesso-me por livros bem escritos, histórias envolventes ou criações mais ousadas e assim vou acumulando um "plantel" de edições por ler, para não me esquecer daqueles nomes, para não me perder pela história da literatura, no meio de um dia-a-dia tão agitado.


Admito que tenho pouco espírito crítico em relação às histórias que vou lendo e, mesmo numa escrita que se revelou algo deficiente, ou numa história um pouco estranha, encontro sempre vantagens nos livros que li, sobretudo para dar como ganho o tempo que me consumiu.


Sigo normalmente o instinto, as críticas, os temas e essencialmente as fases da minha vida.


Por causa e pela educação dos meus filhos, tenho adicionado muitos títulos da área da Psicologia e Educação, que leio ao sabor das contrariedades que vou enfrentando, o que me tem ajudado muito a serenar alguma frustração...


Os livros de crafts são uma constante e impulso de os ver e receber toda a inspiração que me é dada a conhecer, é quase incontrolável.


Ultimamente ando rendida aos romances, com o prazer de viver outras vidas, de sentir emoções que também são as minhas, de conhecer alguém que quis partilhar a sua história.


Estou deliciada e mal posso esperar por começar este mais logo...


Bom fim de semana!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

dentro do carro

Do banco da frente, para o banco de trás:

- Vá lá, dá-me a máquina fotográfica!!!
- Toma! (clic)


Se consigo fazer isto a conduzir, porque é que não hei-de fazer crochet ou tricot?!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

mini craft



Uma encomenda da L. para a aula de ballet:

- o enxoval completo do mini berço de bonecas, composto por colchão, lençol, almofada e cobertor.

Quando me pediu para o fazer, disse que era para ser usado numa coisa que eu não posso saber o que é, para um espectáculo que não posso ainda conhecer, em que ela vai ser um personagem que não me pode revelar.

De quem não sabe de nada, nem pode saber, até saiu um trabalho engraçado.


Ela gostou, mas não pode dizer porquê!!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

massa de bilhar


- Ó mãe, ó mãe, o que é o jantar? Batatas fritas?! Sim, sim, diz que sim, por favor??? com douradinhos ou hamburguer ou outra coisa qualquer...mas faz batatas
fritas, fazes?
Esta é a banda sonora que passa na frequência da nossa casa, sempre entre as 19h e as 19h.30m, meia hora de música seguida, que eles me dão.


E eu nem gosto de batatas fritas e correndo o risco de vir a gostar, adio o mais que posso o dia do jantar da "canalha" como lhe chamo e dou ao pai a oportunidade de brilhar quando é ele a cozinhar (o que também é raro).


Ontem, na emissão radiofónica passou invariavelmente a dita música e aqui a chata teve que dizer não, que não ia haver batatas fritas ao jantar.

- Vamos comer massa com carne, que sobrou do almoço de ontem. (o também chamado "jantar de aquecidos", pouco popular entre miúdos e "graúdo")

O G. animou-se:

- Vai ser massa de bilhar?


Para quem não sabe, massa de bilhar é uma massa muito saborosa, servida em placas intercaladas com camadas de carne picada e espinafres, estufada num espesso molho de tomate, regada com molho bechamel e polvilhada com queijo mozzarela ralado.

Vai ao forno (enquanto nós vamos ao banho) e serve-se quente (porque acaba antes de esfriar).


Há também quem lhe chame lasanha! :D


Não foi ontem, mas foi hoje.



São servidos?

terça-feira, 6 de maio de 2008

Um ano de mim!


Um ano de mim.

Um ano dos meus.

Um ano de muitos dias, muitas horas, muitas alegrias e desilusões, de muitas conquistas, de algumas derrotas...e de muitos centímetros crescidos dentro de mim.


Um ano de muitos sonhos e dois pés no chão.


Um ano a encontrar amigos, a redescobrir outros, a aprender, a partilhar, a conhecer outro mundo.


Um ano de imagens, de frases, de recordações, minhas, deles e vossas.


Um ano de mim aqui!


Já não sou quem fui, sou eu e vocês.


Que bom que ainda estão por aí!!!!

domingo, 4 de maio de 2008

no dia da mãe

Recebi muitos abraços, muitos beijos, muitos presentes!



O dia todo ouvi "gosto muito de ti"!


E eu também, e eu também...



Um dia aprendi a dar todo o amor que recebi, no dia em que fui mãe pela primeira vez!

sábado, 3 de maio de 2008

sem rodinhas



Deixou de vez as rodinhas da bicicleta. À primeira!

E a L. acha que este não é um pormenor de pouca importância, pois ela só deixou "à terceira"!!!

Passamos mais uma fase da pequena infância (se é que isso existe, ou ainda existe) e depois de tirar fraldas, chupeta e biberão, também tiramos as rodinhas da bicicleta e já andam todos sobre duas rodas!

Já caiu algumas vezes e levanta-se sempre despeitado pela humilhação de se ver no chão. Se se magoou ou não, isso depois vê-se, o que não pode é parar...

Não é que as rodinhas antes o impedissem de cair, mas agora vai ser mais difícil dar tempo às feridas para curar!