sexta-feira, 8 de junho de 2007

Festa da Eucaristia

Ontem foi a festa da Eucaristia do J., como se diz habitualmente, a 1ª comunhão. Foi um dia importante para a vida do meu menino, como eu acredito que tenha sido para todos os outros meninos que com ele comungaram Jesus pela primeira vez. Independentemente da Igreja a que pertencemos, religião que professamos ou crenças que temos, penso que cada um de nós acredita em alguém, que nos olha, nos dirige, nos protege e nos oferece a vida, com todos os seu desafios, para que nos tornemos cada vez mais HOMENS.
Se esta fé, esta convicção, existe na vida de cada um de nós, enquanto seres humanos, também é nossa obrigação, pais, fazer dela parte da vida dos nossos filhos. Ainda que explicada desta maneira, ou daquela, com mais fantasia ou mais realidade, na igreja ou em casa, na escola ou na rua, todos podemos, devemos, integrá-la na sua educação, porque isso faz parte do crescimento natural de cada um de nós.
Foi esta a educação que eu e o R. recebemos, é essa a educação que estamos a dar aos nossos filhos, uma fé que se alicerça no amor aos outros, no respeito pela sua liberdade, na partilha e na permanente disponibilidade para ajudar quem precisa de nós. Não é isto afinal em que todos nós acreditamos, cristãos, muçulmanos, ortodoxos, hindus e todos os crentes do mundo inteiro?!
A festa da Eucaristia do J. teve um momento de compromisso para os pais, que nós tivemos o privilégio de a transmitir e que, apesar de meros leitores, nos comprometeu aos dois como cristãos e sobretudo como pais.
Deixo aqui alguns excertos:
"Os nossos filhos são ainda pequeninos. Têm muito para aprender, para viver, para conhecer, para amar. Sem nós, não poderão crescer em sabedoria, em santidade e em graça, diante de Deus e dos Homens. (...) Sem nós, dificilmente chegariam hoje aqui. Mas também nós, os pais, temos muito que aprender dos nossos filhos. Temos de aprender a ser simples. A ter uma fé limpa de preconceitos. (...) Eis porque este é um grande dia, para os nossos filhos e para nós, os pais. Eles abeiram-se do altar da Eucaristia. E nós não podemos, não devemos, deixá-los caminhar sozinhos. (...) E nós não podemos ficar para trás ou parar a caminhada."

2 comentários:

Alecrim disse...

Apenas para dizer que, tendo vindo parar ao teu blogue, o adorei!

Anónimo disse...

O João e todos vós estão concerteza mais ricos. Num mundo que se adivinha com tantas dificuldades principalmente para os mais pequeninos, as vossas palavras vão ser sempre um grande incentivo e mais uma prova de amor por eles...